quinta-feira, 19 de julho de 2018

677 casos de sarampo foram confirmados no Brasil com três mortes


FOTO: DIVULGAÇÃO OMS/OPAS
O Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta quarta-feira (18), um balanço que mostra que 677 casos de sarampo foram confirmado no Brasil. Atualmente, de acordo com a pasta, o país enfrenta dois surtos de sarampo, um em Roraima e o outro no Amazonas. 
Até a última terça-feira (17), foram confirmados 444 casos de sarampo apenas no Amazonas e outros 2.529 continuam sendo investigados. Já no estado de Roraima, foram confirmados 216 casos da doença e os outros 160 permanecem em investigação.

O Ministério da Saúde (MS) informou que, desde fevereiro, quando começaram a surgir os casos de sarampo, foram registradas três mortes: duas em Roraima e uma no Amazonas. Em Roraima, um caso suspeito de morte pela doença ainda está em investigação.
Ainda segundo o balanço, os surtos estão relacionados à importação. "Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela", diz a nota.
A pasta ainda diz que alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (um), Rio Grande do Sul (oito); e Rondônia (um). Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao Ministério da Saúde, oficialmente, sete casos confirmados.
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Segundo o ministério, o Brasil está empreendendo esforços para interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. "Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses", diz a pasta.
A vacina
Oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde (MS) para todos os estados, as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúde em todo o país.
Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade têm que receber uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral). Crianças entre 5 anos e 9 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente devem receber duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses.
A campanha nacional de vacinação será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado (18). O público-alvo dessa estratégia são crianças de 1 ano a menores de 5 anos.
Segundo o ministério, a meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Dados preliminares referentes ao ano passado indicam que a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral).


Com informações da Agência Brasil e Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário