quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Lei Maria da Penha 12 anos : saiba quais são as ações desenvolvidas em Garanhuns pela Secretaria da Mulher e como agir em caso de violência


Mulheres que atendem mulheres vitimas de violência -  Sec da Mulher em Garanhuns

A lei Maria da Penha que esta semana completou 12 anos, é considerada pela ONU  (Organização das Nações Unidas ),uma grande conquista e uma das melhores legislações nessa área.Uma lei que foi formulada num processo democrático criado por um movimento de mulheres, e o poder público através da Secretaria de Politica para as Mulheres, uma conquista que foi sancionada  no governo Lula e que teve avanços no governo Dilma.

Mas, nas últimas semanas, o Brasil inteiro acompanhou várias notícias de violência contra a mulher. Feminicídios cometido contra mulheres que se repetem diariamente , junto com outras violências contra elas.

Uma pesquisa divulgada este ano pelo Datafolha, mas, precisamente no dia que se comemorou o Dia Internacional da Mulher,08 de Março, mostrou que a violência contra  a mulher aumentou.Ou seja, 22% das brasileiras sofreram ofensa verbal(12 milhões).Além disso, 10% das mulheres sofreram ameaça de violência física, 8% sofreram ofensa sexual,4% receberam ameaça com faca ou arma de fogo. E ainda: 3% ou 1,4 milhões de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento e 1% levou pelo menos um tiro.A pesquisa mostrou também que, entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram.Apenas 11% procuraram uma delegacia da mulher e 13% preferiram o auxílio da família.

Na manhã desta quinta-feira,09, o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou seus dados sobre a violência no país,e no quesito referente a violência contra a mulher,os resultados só corroboram o que o Datafolha apontou, ou seja, os crimes contra a mulher em 2017, subiram.Os estupros tiveram alta de alta de 8,4% com 60.018 casos, e os homicídios foram 4.539, uma alta de 6,1%.Os feminicídios, assassinatos provocados apenas pelo fato de a vítima ser mulher, chegaram a 1.133 em 2017. 

Um aplicativo desenvolvido pelo Instituto Maria da Penha, criado e baseado nos números do Fórum Brasileiro de Segurança, chamado relógios da violência, que registra a cada 2 segundos uma agressão contra uma mulher. Os números do CNJ mostram que por hora no Brasil acontece 503 casos de violência física contra  a mulher.Já o telefone 180 registra a cada 4 minutos um relato de violência contra a mulher.

Secretária da Mulher  Walkíria Ferreira 

Segundo a secretária Walkíria Ferreira da Secretaria da Mulher em Garanhuns , " a Lei Maria da Penha foi um avanço gigante, ela é a terceira legislação mais abrangente do mundo perdendo só para o Chile e da Espanha, mas, ela não conseguiu ainda em sua totalidade ser efetivada.E, por um série de fatores. Existem muitos projetos tentando alterar a lei, e os fatores culturais são os mais fortes que impedem ela  de ser efetivada.A lei não tem o poder de mudar uma cultura e a violência contra  a mulher é perpetuada culturalmente e vários fatores influenciam como a religião,sociedade e cultura que banalizam e naturalizam a violência contra  a mulher".

AÇÕES DA SECRETARIA DA MULHER EM GARANHUNS

Dados passados pela Secretaria da Mulher em Garanhuns apontam que o ano de 2017 houve 252 pedidos de medida protetiva, foram feitos 605 boletins de ocorrência , que totalizaram 1.577 atendimentos.Este ano até o mês de junho foram contabilizados 867 atendimentos.Ou seja, os que formam a Secretaria da Mulher trabalharam muito e estão dentro das estatísticas que mostraram as duas pesquisas mostradas neste Blog.

A Secretaria da Mulher existe desde 2013 e a Delegacia da Mulher há 9 anos, e isso melhorou muito o atendimento ás mulheres vitimas de violência na cidade.Primeiro que houve um aumento de denúncias muito grande, inclusive no fim de 2017,houve um ranking onde Garanhuns saiu de um lugar onde se pensava não ter tanta violência para um terceiro lugar do estado em número de denúncias, graças a ações preventivas como : divulgação dos serviços,projetos nas escolas, universidades e nas comunidades, onde se leva essa discussão, levando a mulher a conhecer o serviço, e consequentemente fazer a denúncia.E com isso Garanhuns se tornou destaque no estado por essas ações preventivas, com um ótimo atendimento diferenciado nos locais e um olhar mais humano e extremamente profissional de mulheres abnegadas que cuidam de mulheres em situação de vulnerabilidade e agressões covardes.

A Secretaria da Mulher atende só a cidade de Garanhuns, por cada município ter seu órgão próprio de politica publica para a mulher.São 21 profissionais entre Psicologas,Assistentes Sociais e Advogadas capacitadas e preparadas para atender as mulheres dando os encaminhamentos necessários e propondo as ações dependendo de cada caso.

A mulher que se sentir ameaçada pode procurar a Secretaria da Mulher que fica na Rua Simôa Gomes,16, em frente a Igreja Perpétuo Socorro em Garanhuns.As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 190 ou 3762 9115.


Por Marcos Antônio - DRT 1708











Nenhum comentário:

Postar um comentário