sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Pais fiquem atentos, vacinação contra sarampo e poliomelite começa na segunda,06


Na próxima segunda-feira (6) será lançada a Campanha nacional de Vacinação Contra  a poliomelite e o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Imunizações, vai dispensar as vacinas nas unidades de saúde e em alguns estabelecimentos durante o período da Campanha. O dia de mobilização nacional (Dia D) será dia 18 de agosto e a campanha se estende até o dia 31 de agosto.
O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.
Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para vacinar as crianças de um ano a menores de cinco contra a poliomielite e sarampo, independentemente da situação vacinal. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% da população alvo.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.
Poliomelite (paralisia infantil)
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Cadaminuto


Nenhum comentário:

Postar um comentário