domingo, 16 de setembro de 2018

Alagoas em festa duplamente : 70 anos da Rádio Difusora e emancipação politica do estado

Rádio Difusora de Alagoas AM chega aos 70 anos neste dia 16 -09


Alagoas está em festa duplamente neste domingo,19.Hoje comemora-se os 201 anos de emancipação politica do estado.Foi nessa data também um dia 16 de setembro de 1948,que foi inaugurada a Rádio Difusora de Alagoas com o prefixo ZYO-4. Alagoas sai da zona do silêncio na voz do governador de Alagoas ,Silvestre Péricles, dando como inaugurada a chamada " Caçulinha das Américas" , como foi carinhosamente chamada a emissora por ser a mais nova.

A Difusora iniciou suas atividades com um grupo de profissionais formado por radialistas, cantores, cantoras, músicos, humoristas e atores dramáticos.Os auditórios lotados eram o termômetro do sucesso triunfal dos seus humorísticos, musicais, novelas, radioteatro e programas de variedades, que cobravam ingressos e distribuíam prêmios ao vivo. 

Entre 1948 e 1960, era chique ir ao auditório da Difusora Prestigiar os artistas alagoanos em sua época de ouro.A audiência da Difusora sempre foi incondicional.

Hoje a emissora funciona 24 horas por dia e nos seus 70 anos de existência mais de uma centena e meia de comunicadores já passaram pelos microfones da antiga ZYO4. Pelas ondas da Rádio Difusora os ouvintes alagoanos tiveram acesso ao radioteatro, as radionovelas, os programas de auditório, o humor, a música e o esporte. 


CONCURSO DO IZP

Atualmente, a emissora também transmite sua programação pela internet, com acesso pelo link www.izp.al.gov.br/difusora-am e,( a segunda mais ouvida via net), embora permaneça com dificuldades de pessoal e técnicas, em virtude do escasso investimento em material e equipamentos.O Instituto Zumbi dos Palmares realizou concurso público em 2004, com o objetivo de atender às necessidades de pessoal especializado para trabalhar nas rádios e na TVE. Entretanto, o concurso público não supriu a carência de profissionais e, embora aprovados, candidatos não foram chamados no período em que o concurso ainda era válido. No início, a emissora atendia a todas as classes. Agora, o foco são as classes C, D e E. 

A Difusora oferece uma programação variada, que engloba música, jornalismo e cobertura esportiva – com destaque para o futebol, considerado o carro-chefe da emissora e que é comandado pelo veterano Costa Cabral com uma equipe coesa e muito talentosos. Há na grade de programação dela três programas diários com esta temática. No jornalismo Oscar de Melo,Marcus Vasconcelos e Marcos Antônio se destacam também com premiações individuais em seus respectivos segmentos. Há expressiva participação popular dos ouvintes durante a programação por meio de telefonemas. 

NOMES DE PESO NO ENTRETENIMENTO DA DIFUSORA

No entretenimento nomes conhecidos do rádio alagoano levam muita música de qualidade e divertem os ouvintes.Sandro Barros, Marcos Guimarães, Stênio Reis,Valdo Oliveira e Washington Carvalho se revezam dia a dia na comunicação vibrante e participativa.

Na parte técnica e de controle de mesa um elenco de profissionais gabaritados e experientes como : Jorge Martinho,Jovecir Rodrigues,Lúcio Mário,Claudemir Henrique,Alessandro Tenório, César Paiva, Alex, Braúlio , todos capitaneados pelo José Lins Chaves.A direção de programação da Rádio Difusora de Alagoas tem a frente o jornalista Jorge Henrique( Borjão ) e direção geral de Ednaldo Vasconcelos.Já a presidência do IZP - Instituto Zumbi dos Palmares fica a cargo do jovem Felipe Valões.

Governador tomou café da manhã com os funcionários
Na foto : Borjão,Marcos Guimarães , Dinho Lopes e Renan Filho

Em meio as dificuldades estruturais e a carência de pessoal, o jornalismo da emissora tem recebido prêmios locais nos últimos anos, como o Braskem de Jornalismo (2011 e 2012) e a etapa local do prêmio Sebrae (2012 e 2013), sendo os jornalista Carlos Madeiro e Giuliano Porto a dupla que mais teve trabalhos vencedores. As premiações recentes e os 70 anos de atuação demonstram que nem o pouco investimento governamental muda a história da emissora que, embora tenha entrado no cenário brasileiro tardiamente, anuncia o caráter pioneiro em Alagoas em seu slogan: “Primeiro a Difusora, as outras vieram depois”.
Times da Difusora e ACDA 

Várias atividades estão sendo realizadas desde a última sexta feira em comemorações alusivas a data.Um grande café da manhã foi servido na última sexta-feira,14, no restaurante Bodega do Sertão, um velho parceiro da Difusora, com diversas homenagens a grandes comunicadores do passado.Ontem, foi realizado uma partida de futebol entre funcionários da rádio e a ACDA - Associação dos Cronistas desportivos de Alagoas que tem o comando do presidente Jorge Lins. Já neste domingo a festa continua na orla da Ponta Verde com muito pagode e a banda da Polícia Militar, com a participação do público.


O brinde vai para a velha senhora Difusora
























O blogueiro e Jornalista  Marcos Antônio também faz parte da equipe da Rádio Difusora de Alagoas desde 2004, na função de locutor noticiarista.


Texto de marcos Antônio com informações de Ricardo Ferro e RAMIRES,no trabalho sobre "A Rádio Difusora de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário