sábado, 8 de setembro de 2018

Ex- alunos do colégio Municipal desfilam e emocionam milhares de pessoas em Garanhuns

Foto histórica de ex-alunos do Colégio Municipal 2018 - Mauricio Pais
As comemorações alusivas aos 196 anos da independência desse gigante chamado Brasil foi como todos os anos um dia diferenciado.Mesmo, o brasileiro tendo a percepção do momento ruim pelo qual o país passa, há de alguma forma a esperança de se melhorar.Em Garanhuns, milhares de pessoas acordaram cedo para acompanhar a parada Cívico-Militar na avenida Santo Antônio, Centro da cidade.Aos poucos os melhores lugares foram tomados pelo público que vinham com roupas associadas as cores da bandeira brasileira e outras com bandeirinhas do Brasil.
Mas, esse dia talvez tenha sido mais ansiosamente esperado por um grupo de dezenas de ex-alunos de um dos colégios mais tradicionais de Garanhuns e até de Pernambuco, o colégio Municipal Padre Agobar Valença.No grupo do colégio as centenas de postagens eram sempre de ansiedade, saudade,alegria e que seria um dia marcante.Encontrar mestres queridos que ajudaram em suas formações profissionais, grandes amigos que ajudaram em suas formações sociais, estar com eles, abraçar,ouvir suas histórias depois de anos, davam a tônica nas postagens lidas pelo blog.
E, assim foi ! Na avenida Santo Antônio, lá vinha os alunos e alunas do Colégio Municipal marchando galhardamente recebendo os aplausos de milhares de pessoas que se apinhavam nos espaços reservados a eles.Aplaudindo os alunos, o público estava aplaudindo a tradição, a história de um colégio que formou grandes e admiráveis homens e mulheres honrados e que até hoje dão sua contribuição para termos um mundo melhor.
SOBRE O COLÉGIO MUNICIPAL
O colégio Municipal Padre Agobar Valença, criado no Governo do ex-Prefeito Amilcar da Mota Valença, de saudosa memória, através da Lei 999 de 14 de dezembro de 1963, tendo como Diretor de Educação e Cultura, o prof. Erasmo Bernardino Vilela, foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1967. Teve como primeiro diretor, o prof. Antonio Gonçalves Dias, que tinha como lema: “Fé e Saber!” Pelas salas de aulas durante toda a sua existência, desfilaram os maiores expoentes da educação, responsáveis pela formação de centenas de profissionais nas mais variadas áreas de atuação, espalhados pela imensidão desse nosso Brasil!
Colégio Municipal em seu momento áureo nos anos 70/80
Em um dos momentos mais auspiciosos de sua história, chegou a atingir a invejável marca de 3.000 alunos matriculados! Era o ápice, o reconhecimento da seriedade e da qualidade de uma educação sólida, como alicerce primordial, fundamental à formação cidadã! A Escola, em caráter estadual, responsável na educação primária, funcionando nos horários diurnos, matutino e vespertino, tinha o seu prolongamento noturno através do colégio, sob a responsabilidade do município, oferecendo a complementação do ensino secundário, formando assim, “um todo”, ao ponto de não haver distinção entre essas duas instituições que se transformaram num único “lar”, carinhosamente chamado de Nossa Escola... 
É a esse tradicional educandário, que seus ex-alunos, num gesto de gratidão sincera, curvam-se, dedicando a todos que por ali passaram, uma justa homenagem pela semente plantada, cujos frutos, incontáveis, engrandecem a nossa nação!
E assim foi o feriado de 7 de Setembro em Garanhuns.Poucas escolas e colégios,uma companhia do 71° BI Motorizado do Exército,Polícia Rodoviária Federal,veteranos do 71 ° BI, e no final os excluídos de alguns segmentos da sociedade também marcharam em protestos e revindicações, mas que não foram vistos pelos que estavam no palanque aonde se encontravam algumas autoridades como o prefeito Izaiás Régis, pois os mesmos já prevendo o que viria a seguir logo dispersaram.
Mas, os aplausos vão para os abnegados alunos desse grandioso e glorioso colégio Municipal, no qual também fui um dos seus alunos e que tive por diversas vezes a honra de desfilar vibrantemente quando por lá estudei nas décadas 70 e 80.Portanto parabéns a todos.Até 2019, quando sobre a coordenação de Mauricio Pais e Rita Ferreira, estarão se organizando para mais um ato cívico-pátrio e de mais saudade e reencontro.

Por Marcos Antônio com informações de Mauricio Pais e Rita Ferreira

Um comentário: