domingo, 11 de novembro de 2018

Jornal ' Gazeta de Alagoas" impresso deixa de circular no estado

O site Future Exploration Network (FEN), que auxilia grandes organizações a obter insights sobre o futuro e desenvolver estratégias que criem vantagens competitivas, elaborou um gráfico, baseado em estimativas e tendências atuais, que aponta para o fim do jornal impresso no mundo. Nos Estados Unidos, para ficar apenas num país, mais de 2 mil jornais foram fechados desde o advento da internet. Pátria do mais rico jornalismo do mundo, os Estados Unidos criaram, há pouco, um museu da imprensa.
 Segundo o FEN, o primeiro país a abolir o jornal no formato impresso foi os Estados Unidos, em 2017, seguido por Inglaterra, 2019, Canadá e Noruega, em 2020. Para o Brasil as previsões do fim dos impressos são para o ano de 2027. O crescimento da tecnologia móvel e o baixo custo da operacionalização, que contrasta com os valores elevados dos jornais impressos, são os principais fatores que ressaltam essa tendência.
 
Será que o jornal impresso vai ficar como o disco de vinil? Não se sabe. O que se sabe (a tendência) é que quem sobreviver sairá com pequenas tiragens, para distribuição gratuita ou para assinantes privilegiados. Mesmo agora, ninguém, que não seja insano, aposta mais em grandes tiragens impressas.
Gazeta de Alagoas deixa de circular na semana
Os principais jornais diários do Brasil continuaram a registrar perdas em suas tiragens impressas em 2017. A queda no ano passado foi de 146.901 exemplares na circulação média diária para 11 dos principais veículos nacionais.A tendência vem se repetindo há 3 anos.
De 2015 a 2017, a redução na circulação média diária impressa foi de 520 mil exemplares.E esse dados do  Instituto Verificador de Circulação (IVC), também apontavam queda em um dos mais tradicionais jornais em circunlação no Nordeste, a Gazeta de Alagoas. E seguindo essa tendência mundial, essa semana, a direção do jornal mais antigo de alagoas anunciou em nota que depois de 88 anos deixa de circular durante seis dias da semana, portanto passará a ser semanal. ( ver nota abaixo).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário