terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

PRAIA DO FRANCÊS, : UM PARAÍSO NA TERRA DAS ALAGOAS

Praia do Francês, um pedacinho do paraíso em Alagoas
 O laço de amizade entre alagoanos e pernambucanos data desde o período das Capitanias Hereditárias, quando Alagoas integrava a Capitania de Pernambuco. Bom, desde esse período já se passaram 486 anos, e o laço, entre esses dois estados vizinhos só aumenta e melhora.

Alagoas tem muita história, Pernambuco também. Alagoas tem grandes artistas consagrados, Pernambuco também. Os alagoanos realizam grandes festas em seus 102 municípios, Pernambuco idem. Alagoas assim como Pernambuco foram contemplados pela mãe natureza pelos seus belos litorais - dos mais belos do Brasil e até comparados com as belas praias caribenhas.

E, sendo assim, não poderia ser diferente a quantidade enorme de turistas que visitam Alagoas todos anos em busca de um bronzeado perfeito, tomar umas cervejas extremamente geladas, paqueras, se fartar de uma gastronomia deliciosa e variada e lógico sentir na pele ás águas sedosas de suas dezenas de praias de águas limpas e transparentes.

E, é nesse clima tropical que a reportagem do Blog escolheu um destino dos mais procurados pelos turistas, que é a praia do Francês, litoral sul do estado. A praia fica a cerca de 20 km de Maceió no histórica e charmoso município de Marechal Deodoro. O lugar tem uma boa infraestrutura de bares e restaurantes, além de um visual incrível com diversão para todos gostos e idades. Quando a maré está baixa tem as piscinas naturais, já á tarde, o banho de mar é obrigatório!

Mas, o mar do Francês vai mais além do que o banho em suas águas de cor verde e azul-turquesa, é também um convite tentador para alguns esportes radicais como o : stand up paddle, surf, velejar, passear de caiaque até as pedras ou mergulho de snorkel. O famoso banana boat também diverte grupos mais aventureiros.

E é nessa vibe com tantas opções que os irmãos pernambucanos " invadem " com força esse belo litoral e deixam suas impressões sobre o lugar. Turistando já há alguns dias em terras alagoanas, o comerciante pernambucano James Vandel falou da maravilha que é estar desfrutando desse verdadeiro paraíso que é a praia do francês.” Tenho viajado bastante por esse Nordeste, mas, não consigo encontrar algo mais belo do que neste pedaço de mundo. Uma tríade perfeita entre céu, mar e vegetação. O nosso caribe brasileiro”, finaliza um animado turista da cidade de Garanhuns.

Turista pernambucano James relaxa tendo ao fundo o belo mar do Francês

Já a Professora alagoana, Anna Karinna, que vez ou outra ciceroneia amigos que visitam seu estado disse a nossa reportagem que ,“ os que aqui chegam, ficam tão encantados com as belezas naturais do lugar que ás vezes largam tudo em suas cidades e se mudam definitivamente para o Francês onde recomeçam suas vidas montando seus negócios e tocando suas vidas. Já outros, põe Alagoas em seus calendários anuais seu roteiro de férias e sempre estão voltando.”

Professora Karina, uma alagoana que adora 
receber amigos em seu estado


Bom, o Francês fica nos arredores da Ilha de Santa Rita, a maior reserva lacustre do Brasil, com mais de 12 km de lagoa e superfície. Na ilha, há também uma reserva ecológica onde fica a Praia do saco que é uma maravilha. Vale muito a pena conhecer. Depois dessas dicas, a conclusão é apenas uma: a Praia do Francês  não pode ficar de fora do seu roteiro turístico.




É, bem verdade, que enalteci no começo da matéria a união entre alagoanos e pernambucanos, porque senti de perto o que é ser tratado pelos amigos alagoanos, mas, o acolhimento, o carinho e a hospitalidade alagoana se estende a todos que visitam o belo e histórico estado.

 


Texto de Marcos Antônio – 

DRT 1408