quinta-feira, 19 de julho de 2018

Ciência : Exame de sangue poderá detectar câncer

Um dos desafios da medicina é flagrar o surgimento das primeiras células de câncer. (Foto: Sattu/SAÚDE é Vital)
Um novo exame de sangue está sendo sendo desenvolvido para conseguir identificar indivíduos com mais propensão a ter câncer de pulmão.O teste será capaz de detectar cinco proteínas especificas, conhecidas como " biomarcadores", que podem ser encontradas antes da formação de tumores.

O exame que pode ajudar a prevenir câncer de pulmão tem potencial para se tornar mais uma ferramenta no mapeamento de fumantes, como a tomografia computadorizada.A novidade está sendo desenvolvida pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, vinculada á Organização Mundial da Saúde( OMS).

O câncer antes mesmo dos primeiros sintomas, começa a deixar rastros no sangue. Eles podem ser pequenos pedaços de DNA mutante flutuando em meio a glóbulos vermelhos e brancos, ou proteínas específicas. Cada tipo de tumor – há muito mais de cem deles – deixa vestígios um pouco diferentes. E agora estamos no caminho de identificar essas moléculas com um novo tipo de exame de sangue.

IDENTIFICAÇÃO DO CÂNCER

Os tumores que atacam o pulmão são responsáveis por 20 % de todas as mortes relacionadas a câncer no mundo.Reduzir o consumo de tabaco é  a forma mais eficaz para prevenir esse tipo de câncer. Outros meios incluem o combate á poluição do ar e á exposição ao radônio, uma substância radiotiva.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer(Inca), 90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão estão ligados ao consumo de de derivados de tabaco.Mia de 24 mil e 400 pessoas morreram durante o ano de 2013 devido a doença, que tem sobrevida de até cinco anos, segundo o órgão nacional.



Tribuna Independente



Nenhum comentário:

Postar um comentário