quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Quase um ano após terremoto em Maceió, bairro continua afundando e moradores estão apavorados ; Veja vídeo

Moradores estão assustados com fenômeno em bairro de Maceió



Em  março de 2018, um tremor de terra de 2,3 na escala Richter atingiu um bairro de Maceió  causando rachaduras em diversos imóveis e causou pânico aos moradores daquela localidade. O bairro de Pinheiro é um bairro tradicional de Maceió com 19 mil habitantes e que sempre foi  motivo de muito orgulho e tranqüilidade para os que lá nasceram, cresceram e por lá ainda vivem. 

Mas, depois desse fenômeno geológico, os moradores do bairro perderam essa tranqüilidade e vivem em uma situação de ansiedade e até terror psicológico.Quase um ano depois do tremor de terra foi criado um estado de alerta entre a população e órgãos públicos que passaram a estudar o fenômeno com intuito de identificar as causas.

Pois bem, como as causas dos tremores  ainda não foram esclarecidas por especialistas locais, nem de outros estados que vieram auxiliar, cogita-se trazer especialistas de fora do país, foi o que informou o geólogo do Serviço Geológico do Brasil ( SGB), e coordenador das pesquisas sobre rachaduras no bairro do Pinheiro, Thales Sampaio.Ele disse em entrevista a TV Gazeta na manhã desta quinta-feira,17. que manteve contato com equipes de geólogos internacionais, caso a situação da localidade não seja solucionada pelos técnicos do país encaminhados de diversos estados para estudar as causas do fenômeno.

Géologo Thales  dia que a situação é grave- Foto Reprodução TV Gazeta
Thales disse ainda que o fenômeno é bastante complexo, o que exige cautela por parte dos profissionais atuante na força tarefa, quanto á descoberta de possíveis motivos para o afundamento na região.O risco de desmoronamento provocado pelas rachaduras que tomam conta do bairro do Pinheiro fez a prefeitura realizar uma ampla reunião com técnicos, especialistas e moradores da localidade. De acordo com os estudiosos, a retirada de pessoas das áreas mais críticas deve ocorrer antes da quadra chuvosa de abril.

Já o geólogo Jorge Pimentel, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais explicou que as rochas encontradas nas profundezas estão dificultando as pesquisas na região e dos 1.638 municípios que já foram sondados no Brasil nunca foi vista nada parecido, ou seja, a situação é muito grave.

Enquanto isso os moradores do bairro seguem sem saberem o real motivo da gravidade por parte dos órgãos oficiais e assustados com as informações que ocorrem nas redes sociais que falam até em uma grande catástrofe como o desabamento total do bairro.Mesmo com a promessa de ajuda do governo federal, diversos moradores já estão deixando o bairro.

 A expectativa é que o laudo final que determinará a causa e uma possível solução para o bairro do Pinheiro seja concluído em junho. Além dessa angústia vivida por moradores de uma possível catástrofe no local existe também a questão da desvalorização imobiliária, pois mesmo depois do problema existem prédios sendo construídos no bairro.

Veja vídeo colocado no Youtube e sinta o drama que os moradores do bairro passam...








Por Marcos Antônio com informações da Gazetaweb e Alagoas24horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário