quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Clima pesado na Câmara de vereadores de Garanhuns depois de áudio vazado





Vereador foi infeliz em sua fala contra a vereadora Carla de Vilaço
A semana passada um áudio circulou em alguns grupos de zap e deixou muita gente indignada pelo conteúdo excessivamente machista, preconceituoso e rasteiro contra uma vereadora de Garanhuns.Poderia ser algo que passaria despercebido se não fosse vindo de uma figura pública da cidade. O áudio foi atribuído ao vereador conhecido como Tonho de Belo do Cal, e contém uma conversa entre o vereador e outras pessoas que não são identificadas.

Com vocabulário chulo, pobre e rasteiro, o parlamentar em tom de deboche cita pejorativamente alguns dos seus pares como o presidente da Câmara Daniel da Silva e a vereadora Carla de Vilaço, acusando-a de prostituição e infidelidade ao marido. A esta, o vereador Tonho de Belo soltou seu vocabulário que faria a falecida e desbocada comediante Dercy Gonçalves corar de vergonha.

No áudio ele destila sua misoginia e sexismo contra a sua colega de Parlamento usando um vocabulário que teoricamente não está a altura e dignidade de um representante do povo, mostrando total falta de respeito a colega e aos que nele deram um crédito de confiança para os representarem na honrada casa Raimundo de Moraes.Raimundo de Moraes, que foi um exemplo de homem público conhecido pela sua probidade  e ética, eleito três vezes vereador e que muito contribuiu para a politica garanhuense.

Vereadora Carla emitiu nota de repúdio e acionará o colega na justiça

Em consideração e respeito a vereadora e família não reproduziremos o áudio neste espaço.Em resposta a indelicadeza e desrespeito ao vereador, a vereadora Carla de Zé de Vilaço emitiu uma nota de repúdio e vai acionar o edil na justiça por difamação e injúria, crimes previstos nos artigos 139 e 140 do código penal brasileiro.Se condenado pelo crime de injúria ( xingamento direto a pessoa ), o vereador pode pegar detenção de 1 a 6 meses ou pagar multa. Já o crime de difamação a lei prevê detenção de 3 meses a um ano e multa.O detalhe para o crime de difamação é que é crime de ofensa a reputação, e que mesmo que o acusado prove as puladas de cerca da mulher, ele cometeu o crime assim mesmo.



NOTA DE REPÚDIO

Sras e Srs. Homens e mulheres: 

Venho à público, representando não apenas as mulheres do parlamento de Garanhuns, que através do voto popular representam nesta Câmara Municipal tantas outras mulheres e homens de Garanhuns, mas à todos em todos os recantos que sofrem danos contra a honra, apresentar a minha indignação pela forma desrespeitosa, pejorativa e covarde, atributos que cabem à pessoa do Sr. Tonho de Belo do Cal, que indignamente ocupa a nobre função de vereador nesta casa legislativa, em razão das suas declarações concedidas em lugar e tempo incerto, mas que, a partir de gravação e ampla divulgação nas redes sociais que a tornaram pública, levianamente ‘destila veneno’ envolvendo o nome de diversos outros colegas de plenário e também o meu nome, na vã tentativa de enlamear minha vida pública e privada,  me acusando de forma direta de adultério e prostituição.

Recebi com surpresa e chocada, igualmente à meus amigos e principalmente a minha família: meus pais, marido e meus dois filhos, as graves acusações machistas e que não são compatíveis com nenhum ser humano respeitável e muito menos com o ocupante de um cargo de representação popular, caracterizando, além do seu mau caratismo pessoal, a evidente quebra de decoro parlamentar.
Estou, pelos motivos aqui narrados, acionando a Justiça através dos caminhos legais para que o Sr. Tonho de Belo do Cal possa responder criminalmente pelos atos de injúria e difamação contra a minha pessoa. 

Em um país dividido, cuja violência cresce vertiginosamente, qualquer tipo de abuso e preconceito deve ser combatido. Uma agressão desse porte a um ser humano e a uma mulher, caracteriza-se como agressão às demais mulheres que ocupam ou não cargos de relevância na sociedade, sendo em qualquer um dos casos inadmissível e inconcebível.
Creio na justiça da terra e mais ainda na Justiça Divina, que os maus pagarão por seus atos e às más línguas por suas ofensas.

Carla Patrícia  
Vereadora/ Garanhuns


Por Marcos Antônio - DRT 1708

Um comentário: