domingo, 28 de abril de 2019

Festival ' Viva Dominguinhos' em Garanhuns tem recorde de público e polêmica que pode mudar o nome do evento

A praça teve que ser fechada ás 11 hs por excesso de pessoas - Foto de Hiltom Marques
Ao menos 60 mil pessoas comparecerem a Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos neste sábado, 27, para o encerramento do " Festival Viva Dominguinhos" , que já está em sua sexta edição e se consolida a cada ano como um dos maiores eventos de forró do Brasil.Um evento que tem todos ingredientes para agradar a quem gosta deste ritmo genuinamente nordestino para dançar forró ou até mesmo só para curtir.O cálculo é dos organizadores e bateu recorde de todas as edições anteriores. As entradas tiveram que ser fechadas antes da meia noite por uma questão de segurança.
No palco o nível desde a primeira edição deste festival é de um grandeza musical com artistas consagrados nacionalmente. E este ano de 2019, os organizadores capricharam ainda mais na programação do palco principal com artistas num nível de : Jorge de Altinho, Dorgival Dantas,Alcimar Monteiro, Alceu Valença, Elba Ramalho e Flávio José. Além deste palco, um outro montado no centro da cidade atrai um grande público com boas atrações.
Outro grande diferencial para quem vai a este festival é a cidade. Garanhuns é uma cidade extremamente agradável com seu clima, suas flores e uma população considerada pacata e que recebe muito bem os que a visitam.
Aliando-se esses ingredientes mais um evento que praticamente abre as festivas juninas no nordeste, o turista vem com força e lotam hotéis, bares, restaurante e casas colocadas para aluguel neste período dando uma aquecida na economia da cidade nos três dias do evento.Além de projetar a cidade em todo Nordeste através da parceria entre Rede Globo Nordeste e a prefeitura que viabiliza a transmissão dos shows para todos estados nordestinos.

POLÊMICA EM RELAÇÃO AO NOME DO FESTIVAL

Mais uma polêmica surgiu esta semana do festival e que está dando o que falar nas redes sociais e nos quatro cantos da cidade.É,que numa entrevista do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis( PTB), a uma emissora de rádio de Caruaru, o prefeito anunciou que o já consagrado Festival Viva Dominguinhos , poderá mudar de nome devido a cobrança de direitos autorais por parte de integrantes da família do músico garanhuense Dominguinhos.Segundo Régis, o músico é um patrimônio do estado de Pernambuco e não deveria ser tratado como uma empresa.
.
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Garanhuns informou que o Festival Viva Dominguinhos é uma homenagem ao filho ilustre da cidade e maior sanfoneiro do país. De acordo com a assessoria, há um projeto de Lei em tramitação no poder Legislativo Municipal, transformando a festa em propriedade cultural e imaterial da cidade de Garanhuns. Entretanto, o Governo ressalta que, caso a cobrança persista, a festa mudará de nome e passará a se chamar Viva Garanhuns, com o mesmo formato e estilo do Festival atual.
VIVA DOMINGUINHOS - O Festival Viva Dominguinhos celebra a vida e a memória do mestre da sanfona em três dias de festa. O evento é realizado pela Prefeitura de Garanhuns em homenagem ao garanhuense ilustre.Segundo informações apuradas por este Blog, a família quer receber R$ 300 mil para que o nome de Dominguinhos seja usado no festival.O Blog também tentou entrar em contato com algum integrante da família para ouvir o outro lado da história, mas, até o momento não recebeu resposta.
Muita gente está indignada com a postura da família e acusam a filha de Dominguinhos, Liv Moraes, de estar ressentida por não participar mais do evento como já aconteceu antes ou de falta de respeito com a memoria do pai, e ser movida simplesmente pelo fator financeiro.Bom, Garanhuns também homenageia Dominguinhos com uma estatua na praça principal onde acontecem os grandes eventos culturais de Garanhuns e que também leva o nome do mestre.Uma justa homenagem a quem em vida sempre levantou a bandeira da cidade que nasceu e amava, e que a pedido dele mesmo, está sepultado em Garanhuns, enfim, uma pena este imbróglio. 

Que as partes cheguem a um acordo bom para todos, pois no meio de tanta coisa ruim culturalmente falando, a família deveria se orgulhar das homenagens que são feitas a Dominguinhos, pois sendo assim o voz e a arte dele se perpetuará e lembrará para as futuras gerações quem foi José Domingos de Morais e o que ele representou para cultura nordestina. Imaginem as críticas se cidade não houvesse nada que homenageasse ao artista ? e foi em respeito e consideração a Dominguinhos que o festival que leva seu nome foi criado e que hoje já faz parte do calendário de eventos culturais do estado de Pernambuco.


Texto de Marcos Antônio com informações de Jonathas William J.W (Garanhuns MINHA Cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário