terça-feira, 7 de maio de 2019

Ex atleta de futebol de Garanhuns é destaque em grupo de atletas de Cristo em São Paulo

Equipe Advento, gol e missão de São Paulo
Muito se ouve falar dos chamados Atletas de Cristo, que é um movimento integrado por atletas cristãos de várias denominações e de várias modalidades esportivas e classes sociais.Esse movimento surgiu nos anos 80 com os jogadores Baltazar, João Leite e outros esportistas que criaram a missão Atletas de Cristo no Brasil.Nesta década a seleção de Cristo disputa uma partida de futebol contra o selecionado paulista no estádio do Pacaembu que teve acompanhamento pela TV com 14 mil pagantes e mais de 14 milhões viram na telinha ao jogo.

Ainda na década da 80, 3 milhões de cópias do livro Força Para Viver foram distribuídos no Brasil, tendo o Atleta de Cristo Silas como ícone da campanha.600 mil responderam a um cartão-resposta terem aceitado Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas.E um dos maiores frutos desse movimento foi quando o atleta Baltazar foi eleito como o cristão mais conhecido na Espanha.

Ainda nos anos 80 , uma das mais influentes e lidas revista do Brasil, Manchete, considerou os Atletas de Cristo como o mais importante movimento religioso da década e ainda nesse período foram considerados o ministério mais significativo do mundo.


Os anos 90 começaram com grande influência desses atletas que tomaram decisão de evangelizar através do esporte e no mundial de 94, a seleção brasileira conquista seu tetracampeonato com seis Atletas de Cristo em seu elenco.Em 2002 o pentacampeonato no Japão veio e em campo constavam três atletas cristãos ligados ao grupo de Atletas de Cristo.

ADVENTO, GOL E MISSÃO DA IGREJA ADVENTISTA EM SÃO PAULO

E foi inspirado nesse movimento de Atletas de Cristo dos anos 80 que surgiram vários grupos de atletas que disseminam a palavra de Deus através dos esportes e ajudam a divulgar a obra deixada por Jesus Cristo.Entre tantos grupos no Brasil com essa finalidade, citarei dois: Um, é o Centro de Formação de Líderes para America Latina - CEFLAN -, que visa treinar líderes locais para desenvolver ministérios esportistas em suas comunidades que usam o esporte como ferramenta de evangelismo. 

Um outro exemplo surgido dentro da igreja Adventista foi o Advento Gol e Missão que surgiu a pouco mais de três anos, conta com 64 integrantes e que já fez diversas apresentações no Brasil e no exterior como numa missão á Africa em 2018.Uma outra marcada para os EUA já está agendada para este ano.Esse grupo tem a frente o comando do pastor Cirilo que preside a entidade atualmente.


Advento, gol e missão na áfrica em 2018
Fazem parte desse grupo ex-jogadores consagrados como: Júnior, ex-lateral esquerdo do Palmeiras e seleção brasileira; Carlos Alberto, ex meia de times como Fluminense, São Paulo e Santos;  Derlei que brilhou no Porto de Portugal e que foi campeão da cobiçada Champios League. 

Um dos grandes destaques desse grupo, foi um dos melhores zagueiros de Pernambuco nos anos 80, Edvaldo Rodrigues, que atuou em clubes como o 7 de Setembro e AGA de Garanhuns, CRB e CSA de Alagoas, é um dos grandes incentivadores desse movimento integrado por desportistas que reconheceram Jesus Cristo como filho de Deus, e que é o único caminho de ligação entre o homem e o Deus único.Em um mundo tão cheio de heróis e vilões, o atleta de Cristo aparece como um referencial de comportamento positivo, pois um atleta cristão maduro, bem preparado pode ser um exemplo de  vida para os jovens.

Portanto esses grupos de Atletas de Cristo cooperam efetivamente com a igreja local e outras organizações cristãs, promovem a integração entre igrejas, desportistas e influenciam torcedores e curiosos que frequentam os locais onde esses ex-atletas se apresentam sejam em campos de futebol ou em palestas em diversos locais mundo afora.

Segundo o psicologo adventista e ex atleta Edvaldo Rodrigues, antes das apresentações uma oração é feita, e depois acontecem pregações,distribuição de bíblias, dvds e livros, testemunhos de alguns ex-atletas, bate papo com o povo e finalmente o apelo para se ficar ao lado de Cristo, e que um vida sem Cristo é uma vida sem perspectiva e vazia. Ainda segundo Edvaldo, conversões são feitas e pessoas batizadas depois de um tempo de estudos bíblicos.


O ex atleta de Garanhuns Edvaldo Rodrigues ladeado pelos ex craques César Sampaio e Júnior
Ou seja, os atletas de Cristo não são uma religião,ou uma espécie de nova seita, não se enquadram como um sindicato, não substituem igrejas e muito menos são um time de futebol ou qualquer modalidade esportiva, eles não impõem ritos, nem normas ou conduta a ninguém, não existe um interesse politico. O intuito maior e principal é sim, levar a palavra de Deus a quem quiser ouvir e com isso cumprem uma passagem bíblica que consta em - Marcos 16:15:  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. E o slogan usado pela maioria desses grupos é " Amando ao Senhor, correndo juntos e alcançando a muitos"...



Texto de Marcos Antônio com pesquisa no site dos Atletas de Cristo e guiame.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário