Artistas que podem fazer parte da grade de programação do FIG 2019 - Foto: Divulgação/Arte Lehi Henr |
Uns culpam os imbróglios políticos entre o prefeito de Garanhuns Izáias Régis e o governador do Estado.Outros falam que Paulo Câmara não gosta de Garanhuns, alguns falam que o descaso acontece em diversos setores como saúde e segurança, e por aí vai. Mas, o certo é que perdem principalmente os que trabalham neste período de 10 dias que o evento acontece que são os comerciantes,vendedores ambulantes, agentes de turismo, donos de hotéis e logicamente os turistas que não têm como se programar antecipadamente para viajar a cidade e se organizarem em hotéis principalmente.
ALAGOANOS NÃO ENTENDEM O PORQUÊ DE TANTA DEMORA
Em Alagoas, por exemplo, estado que forma o segundo maior público do FIG, alguns jornalistas e radialistas reclamam da demora da não divulgação da programação, pois querem montar suas equipes para transmissão para seus veículos de comunicação, mas, não sabem o que vão transmitir.Outros profissionais que fazem transporte de pessoas no chamado bate e volta, também não podem se planejar em cima da hora, e os turistas não sabem se vão para Garanhuns ou outro ponto do país, porque saber a programação é de vital importância para selarem seus destinos.
Resumindo, o que eles não conseguem entender é por que a programação de festas populares e de grande repercussão como os São Joões de Caruaru e Campina Grande são divulgados com antecedência de meses e uma festa já consolidada e que está em sua 29° edição como o FIG existe esta inércia em relação aos nomes dos artistas que comporão a grade de programação, enfim...
PREFEITO DIZ QUE OS ORGANIZADORES DO FIG SÃO AMADORES
Na última sexta-feira, 21, em entrevista ao repórter Marcos Antônio, o prefeito de Garanhuns ao divulgar a programação da Magia do Natal de Garanhuns com antecedência de 5 meses, ao ser questionado sobre o assunto dessa letargia do governo e a antecipação da prefeitura na divulgação dos artistas da Magia do Natal, tratou como amadores os que fazem o governo do estado em relação ao atraso na divulgação das atrações artísticas do FIG. Disse ainda que Garanhuns também perde muito por este atraso, pois a cidade é sede do evento, e portanto um ator importante dentro do contexto.Lembrando que o evento é uma realização do Governo do estado com apoio da prefeitura de Garanhuns.
Bom, este Blog deixou mensagem via zap ao presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, sobre o assunto e não obteve resposta quando seria divulgado a programação. O blog também ouviu o deputado estadual Sivaldo Albino, que se resumiu em dizer que a programação seria divulgada nesta semana, não informando com precisão a data e o local, se em Garanhuns ou Recife.
SEM NOVIDADES ARTÍSTICAS
O Blog adianta que de acordo com a lista de habilitados divulgada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, os nomes que obtiveram boa pontuação, e que portanto, tem maiores possibilidades de serem incluídos na grade final da programação estão nomes como :
Elba Ramalho, Mundo Livre S/A, Odair José, Banda Eddie, Maciel Melo, Ira!, Otto, Francisco El Hombre, Céu, Ave Sangria, Jards Macalé, Karina Buhr, Fafá de Belém, Duda Beat, Diomedes Chinaski, Mariana Aydar, Devotos e Letrux.Chico César, Virginia Rodrigues, Negra Li, Sandra de Sá, Barão Vermelho, Maciel Salu, Mombojó, Genival Lacerda, Luiz Paixão, Isaar, Isabella Taviani, Ná Ozetti e Luiz Tatit.
A maioria dos artistas já se apresentaram diversas vezes nos festivais anteriores.Em épocas de crise financeira que passa o país, não se espera nada estratosférico.
O paraibano Jackson do Pandeiro será o grande homenageado do Festival de Inverno 2019, ano de seu centenário.O povo de Garanhuns espera mais seriedade do governo do estado em relação ao maior evento cultural da cidade e que a festa aconteça com muita paz e sem polêmicas como as que ocorreram o ano passado quando a peça intitulada " O Evangelho Segundo Jesus, a Rainha do Céu", revoltou moradores da cidade e turistas e teve que sair da grade de programação depois do governador ter sido pressionado.
Ou ainda, que os artistas possam cumprir o papel que lhes cabe em seus contratos que é o de cantar e não levantar bandeiras politicas como ocorreu com artistas como Daniela Mercury, Diogo Nogueira e principalmente o cantor assumidamente gay Jonny Hooker que chamou Jesus de bicha e travesti,bradou diversos palavrões ao público e saiu vaiado do palco.Se Garanhuns não fosse uma cidade tão pacata, o artista poderia ter saído até numa viatura da polícia para garantir sua integridade física. Este episódio lamentável repercutiu muito mal nacionalmente pelo desrespeito do artista aos que professam o cristianismo.Portanto não há alternativa que não seja, a de esperar e curtir mais uma edição do FIG que ora se aproxima.Lembrando que o governador será bem vindo a cidade, já que o ano passado não pôs os pés em Garanhuns para prestigiar o maior evento multicultural da America Latina.
Por Marcos Antônio - Jornalista DRT 1708
Nenhum comentário:
Postar um comentário