Vice… Vixe… Quem peste quer?!?!?! O excelente humorista Jô Soares, em seu programa de TV das antigas, costumava ironizar a saga de vice com o seguinte refrão: “Vice, nunca!!! Se não puder ser Pelé, Cafuringa eu não quero ser”. Cafuringa, então, um jogador medíocre e folclórico do Fluminense do qual Jô é torcedor. Pois bem, nem sempre a convivência pessoal e administrativa entre prefeitos e vices esteve à altura dos cargos para os quais foram eleitos, e que, não por acaso, terminam fabricando desentendimentos políticos em razão de fofocas e picuinhas, às vezes com reflexos danosos na vida do município.
Existe um pretendente a vice que caberia ou cairia em cheio em qualquer chapa que venha a ser formalizada em nosso município. trata-se de CARLOS LEITE, filho do eterno vereador Pedro Leite e irmão do boa praça e suplente de vereador Luiz Leite, os três, gente da melhor qualidade. Carlos Leite é um nome confiável e um profundo conhecedor da máquina pública, além de vir de uma família política com respaldo popular para concorrer como vice perante todos os prefeituráveis que se propõem candidatar-se em 2020, pois ele se encaixa em qualquer lista oficial de candidatos a cargos eletivos na condição de vice. Donde, formaria uma boa chapa para disputar as eleições que se avizinham.
É preciso que todo prefeiturável entenda que ele não pode brigar com os fatos. Por exemplo: na minha simplória opinião entendo que, o vice dos sonhos de Hélder Carvalho seria Luciano Zacarias ou então Dr. Márcio Quirino; já o vice que cairia do céu na chapa de Givaldo Calado seria Hélder pela sua trajetória ou história de vida deste elétrico empresário do turismo moderno, aqui em Garanhuns; Luizinho Roldão: Vereadora Betânia da Ação Social(chapa almas gêmeas ou Irmãos siameses); quanto ao Coronel Campos do PSL, a pedida é o vereador bom de voto e muito bem conceituado Zaqueu Lins; nas duas chapas mais fortes da atualidade, Silvino deveria ter como companheiro de chapa Haroldo e Sivaldo Albino iria de Pedro Falcão; é bom frisar que, Carlos Leite seria o vice ideal para qualquer candidato a prefeito; no tocante à candidatura a cabeça de chapa por parte de Haroldo Vicente, ele só dispõe de uma pessoa altamente capacitada para compor sua chapa: a atual secretária de saúde do município.
Parodiando o jornalista Otoniel Gondim: “Salvo acidentes naturais, químicos, físicos, geográficos e históricos”, hoje, no campo da belezura não é uma BOA ou não é aconselhável, nenhum prefeiturável garanhuense ter mulheres como vice. E sabe por quê?!?!?! Foi uma experiência mal sucedida. Realmente, não deu muito certo, que o diga o atual prefeito... Afinal, Garanhuns não é nenhuma Arcoverde!!! Digo isso, com o devido respeito e por saber que, o eleitorado na cidade é formado em sua maioria por mulheres que poderiam alindar a chapa majoritária com o lado feminino na vice. Mas, contudo, todavia, é de se presumir que elas, lindas, perfumadas, cheirosas, sonham com tal possibilidade. Até porque leitor e eleitor, com toques, buquê de rosas e sonhos femininos não se brinca…
Voltando ao caso CARLOS LEITE, pelo seu profundo conhecimento da máquina pública e ser um especialista de mão cheia no assunto, como também por ser uma pessoa afável, comunicativa, simpática e de boa índole, ele seria capaz de estar presente nas grandes decisões para comungar junto com o prefeito de imprescindíveis sugestões. um bom vice, como seria o seu caso, tem que buscar saídas quando se fizer necessárias. Pois tem que ajudar positivamente nas ações importantes. Tem que se situar sempre próximo às comunidades. E nas eternas vagas horas que são muitas, visitar e ver os anseios dos necessitados em suas respectivas periferias. Aí, analisa as dificuldades que o povão está passando, e leva ao Legislativo e, mais que lógico, ao Executivo. A partir de posições como estas, o vice será respeitado, ouvido, “interlocutado” e conectado. E o vice NÃO será um mero figurante, pois será um verdadeiro vice e NÃO vixe, mas quem peste quer!!!
Por Altamir Pinheiro, articulista politico e de cultura, colaboradores deste Blog